sexta-feira, 10 de abril de 2009

Concurso

“A TERESÓPOLIS QUE NÃO VEMOS”

Regulamento

1- O 1º concurso de fotografia de Teresópolis é aberto à participação de qualquer pessoa, moradora ou não na cidade de Teresópolis, podendo se habilitar amadores e profissionais. As inscrições deverão ser feitas na Secretaria de cultura de Teresópolis – Casa de Cultura, situada na Rua Tiete, s/n°, Alto, Teresópolis – RJ, CEP: 25.961-110, telefone (0XX) 21 2644-4720.

2- O tema dos trabalhos é a natureza e a interação do homem com o meio ambiente em Teresópolis. As fotos poderão mostrar rios, lagos, árvores, jardins, praças, parques, plantas, aves, animais, pessoas e áreas preservadas ou degradadas exclusivamente do Município de Teresópolis. Fotos que não estejam dentro do tema proposto serão descartadas.

3- Não serão aceitas fotografias que já tenham sido publicadas ou exibidas em outros concursos e exposições e nem modificadas por qualquer programa.

4- Todo autor ao inscrever sua obra para participar deste concurso, assume, particular, pessoal e exclusivamente, toda e qualquer responsabilidade, civil e/ou criminal, relacionada com animais e/ou objetos e/ou pessoas retratados nessa obra, decorrentes da concepção, criação ou divulgação da imagem inscrita, excluindo de tais responsabilidades a Prefeitura Municipal de Teresópolis, seus organizadores, patrocinadores, qualquer órgão de imprensa ou de divulgação vinculados à promoção do concurso e seus apoiadores.

5- Não serão aceitas fotos que contenham qualquer tipo de propaganda, assim como, logotipos de empresas privadas ou públicas ou de órgãos governamentais e não poderá haver na frente ou no verso da foto qualquer referência que identifique o fotógrafo.

6- Cada fotógrafo poderá inscrever no máximo 05 (cinco) fotografias, no tamanho 30 x 40 cm, em papel fotográfico fosco ou brilhante, sem margem que deverão ser entregues junto com arquivo digital gravado em cd, acompanhado com ficha de inscrição (em anexo) devidamente preenchida e assinada que poderá ser retirada no site do ConFoterê (HTTP://confotere.blogspot.com), do apoiador do evento Jornal O Diário de Teresópolis ( www.odiariodeteresopolis.com.br ) ou na Secretaria Municipal de Cultura de Teresópolis, na Casa de Cultura de Teresópolis (endereço fornecido no item 1). Não serão aceitos originais em cromo ou negativos.

7- As fotos, a inscrição e o CD digital deverão ser entregues em envelopes LACRADOS com a seguinte identificação: 1º Concurso de Fotografia de Teresópolis com o tema “A TERESÓPOLIS QUE NÃO VEMOS”. Concorrerão fotos inscritas até o dia 15 de maio de 2009, valendo para todos os efeitos a data de recebimento do envelope na Casa de Cultura de Teresópolis ou de sua postagem para o seguinte endereço: Av. Lúcio Meira, 330, sala 404 - Várzea, Teresópolis- Rio de Janeiro, CEP.: 25953001, aos cuidados de Roberto Novaes. No envelope deverá conter a ficha de inscrição anexa a este regulamento.

8- No verso de cada foto deverá ser colocada uma etiqueta adesiva branca somente com o título da foto.

9- Uma comissão julgadora irá selecionar as 30 (trinta) melhores fotografias para serem exibidas no site do ConFoterê (HTTP://confotere.blogspot.com), Jornal O Diário de Teresópolis ( www.odiariodeteresopolis.com.br ) e na Casa de Cultura de Teresópolis, na semana do meio ambiente em junho de 2009, nos dias 1º à 7 de junho; na semana do dia 09 ao dia 14, as fotos serão expostas na Casa de Portugal de Teresópolis, nas comemorações de seu cinqüentenário. As fotos poderão percorrer escolas, entidades, clubes e outros locais que desejarem sediar a exposição. As fotografias poderão ser utilizadas pela Prefeitura Municipal de Teresópolis e por seus organizadores, por tempo INDETERMINADO, respeitando-se os créditos dos fotógrafos.

10- As fotos e os arquivos digitais serão avaliados pela comissão julgadora formada por fotógrafos profissionais da cidade de Teresópolis e convidados. Serão utilizados como critérios: tema e técnica.

11- Não poderão participar como concorrentes os funcionários da Secretaria de Cultura, da Prefeitura Municipal de Teresópolis e os membros da comissão julgadora, seus empregados e familiares.

12- Todas as fotografias inscritas, os arquivos digitais gravados em CD não serão devolvidas aos participantes, podendo ser utilizadas de acordo com o item 20 deste Regulamento.

13- Serão conferidos as seguintes premiações:

1° lugar: Título da Casa de Portugal de Teresópolis;

2° lugar: Laptop Positivo Mobile Mobo

3° lugar: Câmera digital;

4° lugar: Micro-system NKS;

5° lugar: Bicicleta aro 16, Sundow, infantil;

6° lugar: Tripé;

14- Do sétimo lugar em diante, não será revelado à classificação da foto.

15- A decisão da comissão julgadora é soberana, não sendo admitido recurso em hipótese alguma.

16- A divulgação do resultado oficial e entrega dos prêmios aos fotógrafos autores das seis fotos premiadas será no dia 06 de junho de 2009, sábado, às 20 horas, no mesmo local da exposição, na Casa de Cultura de Teresópolis. A premiação do 1° lugar será feita nas Comemorações do Cinqüentenário da Casa de Portugal de Teresópolis, no dia 13 de junho, às 20:00 horas. Os prêmios serão pessoais e intransferíveis.

17- O não cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento poderá causar a desclassificação da fotografia e do participante. O ato de inscrição neste concurso implica na aceitação de todos os itens deste regulamento.

18- Caso apareça a imagem de alguma pessoa, ou algo que possa identificá-la, o participante terá que ter a autorização por escrito anexo à ficha de inscrição, sob a pena de desclassificação da foto inscrita.

19- As 30 (trinta) melhores fotos receberão um Certificado de Participação.

20- Ao se inscrever, os participantes, automaticamente, autorizam a Prefeitura Municipal de Teresópolis e os organizadores a utilizarem as fotos para fins promocionais, abrindo, o fotógrafo, mão de quaisquer direitos sobre as imagens, bem como, permitindo sua exposição onde fizer necessário de acordo com o item 9 deste Regulamento.

21- A Prefeitura Municipal de Teresópolis é soberana para discutir sobre os casos omissos neste Regulamento e qualquer impasse judicial será resolvido na comarca de Teresópolis.

FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome:

Profissão Data de nascimento:

CPF: RG:

Endereço residencial:

Complemento:

Bairro: Cidade:

UF: CEP:

Telefone residencial: telefoneno comercial:

Telefone celular:

e-mail:

Título das fotografias:

1. ____________________________________________________________

2. ____________________________________________________________

3. ____________________________________________________________

4. ____________________________________________________________

5. ____________________________________________________________

Declaro que li na íntegra o Regulamento do 1° Concurso de Fotografia da Secretaria de Cultura de Teresólis, com o tema:“TERESÓPOLIS, UMA FACE OCULTA” e estou de acordo com todoas as normas nele estabelecidas. Declaro, também, que são verídicos os dados constantes da minha ficha de inscrição.

, de de 2009

___________________________________________

A ficha de inscrição deverá conter cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

15 comentários:

  1. Preciso que se esclareçam algumas dúvidas:
    1) No regulamento fala em no máximo 5 fotos, mas a ficha de inscrição vem com opção para 6 fotos. Qual a quantidade real que pode ser inscrita ?
    2) No regulamento fala em ampliação de tamanho 30 X 45 cm, mas os laboratórios só trabalham, nesta faixa, com o tamanho 30 X 40 cm. Serão aceitas as fotografias com a ampliação padrão de 30 X 40 cm ou, caso negativo, qual o laboratório que está trabalhando com este tamanho requerido no regulamento ?
    Obrigado.
    J.Araujo.

    ResponderExcluir
  2. Jaraujo, agradecemos sua observação sobre a quantidade de linhas, já foi modificada.
    Quanto ao tamanho das fotos, qualquer laboratório, faz esta ampliação.

    ResponderExcluir
  3. Flamon.
    Obrigado pela atenção.
    O que ocorre é que eles utilizam papéis padrões, ou no tamanho 30 X 40 ou o seguinte, 40 X 60. Isto significa que para fazer 30 X 45, claro, eles farão, mas se utilizarão do papel maior e COBRARÃO por isto.
    Por isso levantei a questão, afinal, são só 5 cm.
    Mais uma vez, obrigado pela atenção da resposta e, enfim, vamos as fotos !
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Jaraujo, levantei sua questão junto aos jurados e à organização. Eles informaram que a diferença seria mínima e por isso mantiveram o padrão e tb pelo modo que farão a exposição. Mas como este é um concurso cultural e recreativo, sem nenhum fim lucrativo, se vc encontrar dificuldades me avise, estarei levando novamente a questão. abçs e bons cliks.

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo,
    Desculpe-me voltar ao assunto, mas ontem fui no photo sta. tereza e, para ampliação 30 X 40 fica cada uma em torno de R$ 17,00 , mas para fazer 30 X45 , ficará em R$ 59,00. Como disse a atendente, eles terão que utilizar o papel maior e "perder" o restante de cada folha.
    Vou ver no Rio como será.

    ResponderExcluir
  6. Vou utilizar seu post e levarei a questão aos encarregados. (ainda em 30/04/09)
    Amanhã estarei dando a posição dos mesmos.
    Estou à disposição.

    ResponderExcluir
  7. Jaraujo, após consulta aos organizadores, os mesmos em atenção aos participantes do 1º Concurso de Fotografia de Teresópolis, aceitarão o tamanho 30 X 40.
    Abçs e bons clicks.

    ResponderExcluir
  8. Valeu.
    Obrigado pela atenção.
    abs.

    ResponderExcluir
  9. Amigos, li o regulamento e vi que TODAS as imagens cadastradas no concurso serão retidas para uso por tempo indeterminado, com automática concessão dos direitos de uso. Isto configura "composição de banco de imagens a baixo custo", ato que é inaceitável por inúmeros fotógrafos, amadores e profissionais, e que resulta em um boicote informal dos mesmos a este tipo de concurso. Participo de inúmeros concursos mundo afora e mantenho contato frequente com grandes nomes do meio, e informo a vocês que esta prática é mal-vista e está sendo abandonada, em respeito aos próprios fotógrafos participantes. Deixo a dica, para que nas próximas edições, caso ocorram, modifiquem esta regra, utilizando para fins promocionais apenas as fotos classificadas. Desta forma, vocês evitarão a não-participação de vários fotógrafos, profissionais ou amadores.

    Um grande abraço,

    Hudson Malta - www.hudsonmalta.com

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o comentário anterior do Hudson sobre esse concurso favorecer a formação de um banco de imagens de baixo custo para a Prefeitura e organizadores (item 20 do regulamento), tenho reservas quanto a colaborar com isso, mas não me impede de participar.

    O que não gostei é que no item 4 vocês estão transferindo até a responsabilidade da divulgação da imagem para o fotógrafo. Mas se ele transferiu o direito de publicação para outro a responsabilidade pelo uso que se fez da imagem é do divulgador, não acham?

    (Situação hipotética: Fotografei um engarrafamento e cedi o direito de uso para um jornal, esse jornal publica a foto divulgando que o engarrafamento é por cuasa de óbras irregulares permitidas pela Prefeitura. A prefeitura processa o fotógrafo pela imagem, quando deveria responsabilizar o jornal pela matéria.)

    ResponderExcluir
  11. Concursos fotográficos no Brasil ainda estão engatinhando em relação ao que já é feito no exterior, tanto nos seus objetivos quanto nas formulações, que dirá no "modus operandi".

    Entretanto, os maiores e mais conceituados concursos nacionais já funcionam com formatos mais afinados e honestos com o fotógrafo. O principal ponto é justamente a aquisição de imagens "gratuitamente" para formação de bancos, pois isso realmente não é aceito hoje em dia, e pior: pode acabar marcando de forma prejudicial o perfil do concurso (por conseguinte, seus organizadores) para as futuras edições.

    Claro que este fato não impede ninguém de participar (e participa quem quiser, concordando ou não), tanto que eu enviarei uma ou duas fotos, a título de valorização da iniciativa, pois penso que eventos culturais preisam ser valorizados. Mas esta "regra número 20" precisa mesmo ser revista, pois estamos presenciando um grande amadurecimento dos fotógrafos profissionais e amadores-entusiastas no Brasil.

    Meus comentários visam apenas alertar, com base em inúmeras experiências pessoais em grandes prêmios de fotografia, tanto nacionais quanto internacionais. Estou munido do simples intuito de contribuir positivamente para iniciativas futuras.

    ResponderExcluir
  12. Pessoal,
    Aqui em Niterói a ampliação 30X40 está custando R$ 7,00!!!Que exploração no Santa Thereza...!!!!
    Saudações,
    Jusel Vieira

    ResponderExcluir
  13. Se eu for a Teresópolis este final de semana para fotografar, devo colocar um ou duas fotos no concurso. O que me preocupa é a interpretação ampla da regra 4, pois ela é prerigosa e pode render um prejuízo com advogados.

    Quanto a ceder a imagem mesmo que não esteja entre os 30 primeiros, costumo colocar minhas imagens em alguma licença Creative Commons, principalemtne as que vão para algum tipo de publicação, não faço diferente com concursos, após o concurso, publico a imagem como uma licença livre.

    ResponderExcluir
  14. Outra coisa, já visando um próximo:
    Eu entreguei o envelope, mas não houve qualquer protocolo ou recibo de entrega.
    Seria bom se tivéssemos essa "confirmação".
    Mas acho que no próximo nossas sugestões serão consideradas.

    ResponderExcluir
  15. Entendemos todas as colocações. Somos fotógrafos amadores, procurando levar cultura, pela fotografia, para o município. A prefeitura NÃO terá nenhuma foto! Todas serão guardadas por nós e não serão utilizadas, lógico que só ofereço minha palavra. Mas existem muitos concursos com a mesma regra, até aceito que não seja a mesma intenção. De qualquer forma agradecemos a todos pelas colocações.

    ResponderExcluir